COMUNGAR EM PECADO?

 COMUNGAR EM PECADO?

03/07/2023

Temos que ter muito cuidado em não comungarmos com pecados graves. Quem estiver em pecado grave deve se confessar antes.E lembro que, mesmo na confissão, a pessoa só recebe o perdão se estiver convencida a não voltar a cometer mais aquele pecado. Se cair, por fraqueza, paciência, que volte a se confessar, mas esse propósito de vencer o tal pecado deve haver para que haja uma absolvição verdadeira.

Há muitos pecados cuja matéria é grave, mas as pessoas que os cometem têm muitas vezes sua culpabilidade diminuída por várias circunstâncias pessoais. O vício, por exemplo: muitos deles contêm matéria grave, mas quem os pratica muitas vezes não consegue se livrar deles, apesar das lutas.

No catecismo católico há essa matéria nos números 1384 e 1385. Uma das coisas ali ditas é esta: “Quem está consciente de um pecado grave deve receber o sacramento da reconciliação antes de receber a comunhão”.

A presença de Jesus na Sagrada Comunhão é real e verdadeira. Não é um mero símbolo ou uma representação. Quando comungamos, recebemos Jesus de modo verdadeiro e real. Por isso devemos, realmente, estar preparados para comungar com proveito.

Alguns efeitos da Eucaristia:

1- A Eucaristia conserva, aumenta e renova a vida da graça recebida no Batismo (1392);

2- A Eucaristia separa-nos do pecado ((1393);

3- A Eucaristia fortalece a caridade, apaga os pecados veniais. Ao dar-se a nós, Cristo reaviva o nosso amor e nos torna capazes de romper as amarras desordenadas com as criaturas e de enraizar-nos nele.

4- A Eucaristia nos preserva dos pecados mortais futuros (1395): quanto mais participarmos da vida de Cristo e quanto mais progredirmos na sua amizade, tanto mais difícil dele separar-nos pelo pecado mortal, mas a Eucaristia não é destinada a perdoar pecados mortais. Isto é próprio do sacramento da reconciliação. É próprio da Eucaristia ser o sacramento daqueles que estão na comunhão plena da Igreja (1395).

5- A Eucaristia faz a Igreja. Os que recebem a Eucaristia estão unidos mais intimamente a Cristo (1396).

6- A Eucaristia nos compromete com os pobres (1397).

Teófilo Aparecido de Jesus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01