Postagens

Mostrando postagens de março, 2021

ESTUDO BÍBLICO: ÍNDICE

  A BÍBLIA: INTRODUÇÃO. HISTÓRICO DA BÍBLIA A CRIAÇÃO DA HUMANIDADE HISTÓRIA DA SALVAÇÃO O ANTIGO TESTAMENTO O NOVO TESTAMENTO O APOCALIPSE SEM SEGREDOS A FALSIDADE DO LIVRE EXAME DA BÍBLIA OS LIVROS DITOS "NÃO INSPIRADOS" BÍBLIA CATÓLICA ON LINE

O SER HUMANO

  O SER HUMANO Deus criou o mundo de tal forma que nele pudéssemos viver, pois somos a obra mais importante de sua criação. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, ou seja, com a capacidade de pensar e agir livremente e viver para sempre. Deus nos criou para que pudéssemos morar com ele no céu e gozarmos sua presença, admirar sua beleza, fazer-nos felizes. Para deixarmos fora nosso egoísmo e aprendermos a partilhar, ele planejou tudo de tal forma que nos tornamos seus “sócios” na criação: cada vez que uma criança é concebida, Deus cria, naquele momento, uma alma imortal e ele se torna um ser humano, com direito a viver feliz no paraíso pelo resto da eternidade. Deus não quer obrigar-nos a estar com ele. Por isso, deu-nos o livre arbítrio, pelo qual temos a vida toda para escolhermos essa vida feliz (o paraíso) ou estarmos longe dele (o inferno). Temos um tempo para estarmos aqui na terra a fim de decidirmos se vamos ou não ficar com Ele, criarmos nossos filhos, que vão continuar

OS DEMÔNIOS

  OS DEMÔNIOS Os anjos foram criados na Graça de Deus, mas tiveram oportunidade de escolher se ficariam ou não com Deus. Uma parte deles rejeitou radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. São chamados diabos, satanás, demônios. Segundo o Apocalipse cap.12,7-9, o demônio era um anjo de luz (esse é o significado da palavra “Lúcifer”: o portador da luz), mas revoltou-se contra Deus com muitos outros anjos, que o seguiram, como aconteceu depois com Adão e Eva, e quiseram ser tão ou mais poderosos do que Ele. Não quiseram mais viver com Deus, e este criou um estado de vida para eles, a que chamamos inferno.   Os demônios têm um poder limitado. Ele não passa de uma simples criatura, poderosa, é verdade, pelo fato de ser puro espírito, mas sempre criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas precisamos ter certeza de que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam (Rm 8,29); ou seja, não devemo

OS ANJOS

  OS ANJOS O nome "anjo", na verdade, é o nome do cargo desses espíritos, ou seja, "mensageiro". Há 9 Coros Angélicos, pelo menos que conhecemos. Desses, apenas os Anjos da Guarda (nono coro) e alguns Arcanjos entraram em contato com os seres humanos. Dos Arcanjos, apenas São Gabriel, São Rafael e São Miguel falaram com seres humanos, segundo a Bíblia. Sabemos os nomes de apenas três deles, revelados na bíblia: MIGUEL, GABRIEL, RAFAEL. Os demais, provenientes de várias fontes, como visões particulares e livros apócrifos, não devem ser invocados pelos nomes. (Seus nomes: URIEL, JEGUDIEL, JEREMIEL, SEALTIEL, SALATIEL E BARAQUIEL. Ninguém sabe de onde esses nomes foram realmente tirados).    Foram criados em número incomensurável, muito antes que o ser humano. São divididos em 9 coros angélicos: 1° coro, Serafins; 2° coro, Querubins; 3° coro, Tronos; 4° coro, Dominações; 5° coro, Potestades; 6° coro, Virtudes; 7° coro, Principados; 8° coro, Arcanjos; 9° coro, Anjos.  

A SUCESSÃO APOSTÓLICA

  A SUCESSÃO APOSTÓLICA Quando um homem se torna sacerdote, ele fica participando de uma espécie de corrente que começou quando Jesus consagrou os Apóstolos. Se o sacerdote se torna bispo, ele pode transmitir o sacerdócio recebido do bispo que o ordenou, a outro homem, que no caso já recebeu o diaconato. Essa “corrente” nunca foi partida, nem naqueles tempos negros da Idade Média, com todos aqueles descalabros do clero. É uma sucessão a que chamamos “apostólica”, porque vem dos Apóstolos. Jesus consagrou ou, como diríamos hoje, ordenou os Apóstolos, dando-lhes a incumbência e o poder de consagrar o pão e o vinho como seu Corpo e seu Sangue, de perdoar os pecados e deu-lhes a missão de pregar o evangelho. Os Apóstolos passaram esses poderes, essa missão, essa incumbência, para seus discípulos e assim sucessivamente, até os dias de hoje. Isso é um dos principais pontos que tornam a Igreja Católica diferente de outras Igrejas que romperam essa corrente, como as Igrejas protestantes da ref