JESUS NOS COMUNGA

05/04/2020 
Diz Santo Agostinho, baseado em sua teologia, que sentiu como se Jesus lhe dissesse: “Não me mudarás em ti ao me receberdes em comunhão, mas tu te mudarás em mim” (cf. Ofício das Leituras, 28 de agosto). 
Num dia destes, eu estava meditando nessa frase e veio-me à mente que essa afirmação do santo equivale a dizer que, na comunhão que fazemos, ao comungar Jesus Cristo, na verdade é ele quem está nos comungando. 

Isso pode ser confirmado em várias partes da bíblia, mas eu tenho à minha frente Apocalipse 3,20: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”! 

Na bíblia se entende a refeição em comum muito mais do que em nossos dias: aceitar alguém para comer na mesma mesa que você, significa que você comunga com suas ideias, que você concorda com o seu tipo de vida. Veja por exemplo José e seus irmãos antes que José se revelasse a eles: na refeição, José sentou-se diante de uma mesa, os irmãos numa segunda e os egípcios que acompanhavam o encontro, numa terceira. Não havia comunhão entre eles. Vejam que é por isso que os fariseus criticavam Jesus quando comia com os pecadores! 

Portanto, quando Jesus diz que vai entrar em nossa casa e comer conosco, significa muito mais do que uma refeição: significa uma comunhão muito íntima, significa que ele quer ser nosso amigo, além de já ser nosso Senhor, nosso Deus e, na Santíssima Trindade, nosso Criador. 

Mais ainda, Jesus quer nos salvar, quer que estejamos juntos a ele na vida eterna. Ele deu a vida por nós. Ele se humilhou deixando de lado a vida de mordomia que tinha no céu para viver como um ser humano aqui na terra. 

Em Mateus 26,53 Jesus fala, ao que havia decepado a orelha do servo do sumo sacerdote, que poderia naquele mesmo instante pedir ao Pai 12 legiões de anjos para vencer os soldados. Ou seja, ele aceitou morrer por nós. Ele poderia muito bem ter escapado das mãos dos judeus e das autoridades, pois 12 legiões são 72.000 (setenta e dois) anjos! E lembrem-se de que os anjos são imortais e não morreriam na luta contra os soldados. 

Quando comungamos Jesus, na verdade estamos permitindo que ele nos receba, estamos dando plena permissão para que ele entre em nossas vidas e faça o que quiser conosco. Isso equivale a dizer que, quando o comungamos, na verdade é ele que nos comunga. Quando ele entra em nosso corpo, na verdade somos nós que entramos em seu corpo. 

Aliás, o próprio São Paulo Apóstolo diz que somos parte do Corpo de Cristo, e Cristo é a cabeça desse corpo. Está tudo na Bíblia! 

Amigos, amigas, na próxima comunhão de vocês sintam-se não só com Jesus no coração, mas também sintam-se dentro do seu Sagrado Coração!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01