MATEUS CAP. 02

 CAPÍTULO 02

LEIA O TEXTO EM BÍBLIA CATÓLICA-02

Mateus 2,1-12: Os Magos

O texto que fala dos magos lembra-me várias coisas:

1- A salvação não está limitada a um povo, a uma determinada religião, mas é dada gratuitamente a todos. Os magos eram de uma religião muito diferente da que em que Jesus nasceu, mas o procuraram até o encontrarem. Se procurarmos Jesus, nós também sempre o encontraremos.

2- Jesus não é alguém que veio livrar-nos dos problemas, mas ajudar a resolvê-los.

3- Herodes teve medo de perder o lugar de rei para um simples menino que acabara de nascer. Em nossa vida, muitas vezes nos apegamos às pequenas coisa e aos nossos cargos de tal maneira de que não aceitamos que outras pessoas, mais capacitadas que nós, possam fazer nossa tarefa de modo melhor. Lembremo-nos dos professores, que instruem seus alunos de tal forma que possam um dia suplantá-lo em conhecimento e até em nível material de vida.

4- Ouro: a riqueza; incenso: a divindade; mirra: a paixão de Cristo. Mostra Jesus como um rei (ouro), Deus (incenso) mas também um homem passível de morte (mirra).

5- No versículo 12 os magos seguem por outro caminho. Quando descobrimos que o nosso caminho atual não está atendendo à vontade de Deus, tomemos outro caminho, que decerto será melhor. Muitas vezes temos que fazer isso em nossa vida: planejamos um tipo de vida e acabamos vivendo outro. Se percebermos que essa é a vontade de Deus, sigamos esse novo caminho, esse novo tipo de vida, com muito amor.

6- A estrela: é inútil procurarmos uma explicação natural para esse astro aí anotado. Para nossa vida, vamos nos lembrar que o Espírito Santo é Deus e nos ilumina e nos guia num caminho que nos leva a Jesus, que por sua vez nos leva ao Pai.

7- Belém, “O menor entre os clãs de Judá”. Ser ou não pequeno não quer dizer nada para Deus. Davi era o menor e o mais fraquinho entre os sete irmãos, mas foi o escolhido por Deus para ser rei de Israel e Judá, e morava justamente nessa vila pequena, Belém. Samuel, indignado por ter sido escolhido um fracote como rei, e não os fortes seus irmãos, conformou-se com o que Deus lhe dissera: “Deus vê não como o homem vê, porque o homem toma em consideração a aparência, mas o Senhor olha o coração”

Não tenha medo se os recursos e os meios que você tem em mãos são poucos ou precários! Deus tem condições de transformar o deserto árido numa floresta tropical, uma pequena ação nossa num acontecimento mundial. Já diz o ditado popular: “O pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada!”.

8- Nos versículos 4 a 8, vemos a convocação dos sábios e autoridades para descobrirem onde teria nascido o “rei dos judeus”. Na verdade, sempre que temos um problema comunitário ou social, a união das forças pode fazer maravilhas. A pesquisa e o estudo podem transformar nossa vida para melhor, tanto a nível material como espiritual. Uma palavra das Sagradas Escrituras mal entendida, por exemplo, pode trazer muito transtorno e mal-entendidos.

A união das forças e o estudo sério das ciências e da Palavra de Deus podem transformar a face do mundo, desde, é claro, que saibamos e aceitemos nossos limites.

Mateus 2, 13-15: A fuga para o Egito

José vai com Maria e o menino para fora da cidade, a um lugar mais distante, livres da jurisdição de Herodes, simplesmente chamado de Egito. Isso lembra-me a migração intensa que existe em nosso país. Pessoas do norte e nordeste, por exemplo, deixam terno, casa e até família e tentam a sorte aqui no Sul. Muitas vezes vendem muito barato o que têm, e não conseguem depois comprar nada aqui, e começam a passar fome, pois o dinheiro termina.

Acho que as prefeituras dos Estados do sul deveriam dar mais atenção a esses migrantes. Quanto a nós, há muitos querendo aproveitar-se de nossa bondade, mas tembém há muitos que precisam realmente de nossa ajuda. Precisaríamos distinguir uns dos outros.

A Sagrada Família passou por todos esses problemas no exílio: fome, insegurança, angústia, desemprego... mas tudo venceu, pois teve a força de Deus. Nós também podemos obter essa mesma ajuda para vencermos nossos problemas.

Mateus 2, 16-18: Os Santos Inocentes

A mortandade de crianças feita por Herodes me lembra tantas crianças de hoje que passam fome, frio, violência, desamparo, morrem, de certa maneira, para uma vida saudável. Muitas vezes começam bem cedo a usar drogas, e assim são “adotadas” pelos traficantes.

A infância de hoje está sendo prejudicada também pelas famílias destruídas, ou seja, pela falta de uma família estruturada de modo melhor, de modo mais equilibrado. A pobreza está cada vez pior!

Quero lembrar ainda a falta de uma instrução mais profunda e verdadeira para os mais pobres. Nossas escolas públicas estão de mal a pior e não estão conseguindo dar aos mais destituídos de recursos uma educação mais digna.

Mateus 2, 19-23: A volta do Egito e ida para Nazaré.

Jesus, Maria e José voltam para Israel, indo morar em Nazaré da Galileia, deixando a Judéia, em que o filho de Herodes, Arquelau, reinava.

Em nossa vida diária devemos evitar o mal o mais que pudermos, a fim de não cairmos em pecado e não fazermos qualquer coisa que possa nos prejudicar. Até a Familia Sagrada precisou evitar as pessoas más, como Herodes.

Não podemos tentar a Deus, permanecendo à mercê dos perigos sem necessidade. “Vigiai e orai”. Vigiar é principalmente evitar as ocasiões de perigo para nossa vida, tanto material como espiritual. Há muitos que tentam a Deus, colocando-se nas ocasiões de perigo sem necessidade e pedindo, em seguida, que Deus os livre. Mesmo que você tivesse feito isso sem pensar muito no assunto, pode, assim mesmo, sair do perigo: peça perdão a Deus e Ele o (a) livrará do malo. Proponha, entretanto, não se colocar mais nas ocasiões de pecar. Tudo isso que eu lhes estou dizendo eu aprendi a duras penas. Quero agora partilhar com você, a fim de que nós nos encontremos um dia no paraíso celeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01