CURSO DE CRISMA- 5ª parte


O adulto que é batizado recebe a confirmação logo em seguida, e também faz a primeira comunhão. Quanto aos que foram batizados quando crianças, a crisma é feita depois dos doze anos. Uma idade boa é a de catorze anos.
É um “Sacramento da maturidade cristã”, mas, como adverte o Catecismo, não se deve confundir a idade adula da fé com a idade adulta do crescimento natural. Santo Tomás de Aquino explica isso: 

“A idade do corpo não constitui um prejuizo para a alma. Assim, mesmo na infância uma pessoa pode receber a perfeição da idade espiritual da qual fala o livro da Sabedoria, capítulo 4, versículo 8: 'Velhice venerável não é longevidade, nem é medida pelo número de anos'. Assim é que muitas crianças, graças à força do Espírito Santo que haviam recebido, lutaram corajosamente e até ao sangue por Cristo”. (da Suma Teológica III, 72, 8, ad 2).


A UNÇÃO = SELO ESPIRITUAL (Citação do Catecismo Católico, nº 1293 e ss, mesmo alguns trechos que estão sem aspas)

Simbolismo bíblico e antigo do óleo, com o qual o crismando é ungido pelo bispo, tendo já sido ungido no batismo:

ABUNDÂNCIA:- Dt 11,14

ALEGRIA: - Salmo 23,5; Salmo 104,15

PURIFICA :- (Unção antes e depois do banho)

AMACIA (Unção dos atletas e lutadores)

SINAL DE CURA – Ameniza as contusões e as feridas. Ver Lucas 10,34; Isaías 1,6

FAZ IRRADIAR BELEZA, SAÚDE E FORÇA

NO BATISMO

“A unção antes do batizado com o óleo dos catecúmenos simboliza a purificação e o fortalecimento. Depois do Batismo, o santo Crisma é um sinal de consagração, assim como na confirmação e na ordenação” (diácono, padre e bispo)

“Pela confirmação, os cristãos, ou seja, os que são ungidos, participam mais intensamente da missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo, de que Jesus é cumulado,a fim de que toda a vida deles exale o “perfume de Cristo” (2 Cor 2,15)”.


“Por esta Unção, o confirmando recebe a “marca”, o selo do Espírito Santo. O selo é o símbolo da pessoa, sinal da sua autoridade, da sua propriedade sobre um objeto. O selo autentica um ato jurídico ou um documento. Cristo mesmo se declara marcado com o selo de seu Pai” (Jo 6,27) 

Veja 2 Cor 1,21-22: “Deus nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito”.

“Esse selo do Espírito Santo marca a pertença total a Cristo, a mobilização para o seu serviço, para sempre, mas também a promessa da proteção divina na grande provação escatológica” (Veja Apocalipse 7,2-3; 9,4; Ezequiel 9,4-6)


A CELEBRAÇÃO DA CONFIRMAÇÃO

O bispo consagra o óleo chamado Santo Crisma na Quinta-feira Santa, na missa do Santo Crisma, que é celebrada de manhã, na catedral, ou na Quarta-feira Santa à noite. 

Quando a pessoa já é batizada, antes da Crisma ela renova as promessas do Batismo e faz a profissão de f[é. Deve ter, também, se confessado no dia anterior ou mesmo naquele dia, para estar purificada.

O bispo estende as mãos sobe os crismandos e invoca a efusão do Espírito Santo:

“Deus todo poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela água e pelo Espírito Santo fizestes renascer estes vossos servos libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito da ciência e piedade, e enchei-os do espírito de vosso temor”.

O bispo unge, então, o(a) confirmando(a) ou crismando(a), impondo a mão, dizendo: “Recebe, por este sinal, o dom do Espírito Santo”.

O sacramento do Batismo foi separado do da Crisma justamente para que o bispo, e não o padre, ministrasse a crisma. O motivo é este:

“A administração deste sacramento pelos bispos marca bem que ele tem como efeito unir aqueles que o receberam mais intimamente à Igreja, às suas origens apostólicas e à sua missão de dar testemunho de Cristo,” porque “Os bispos são sucessores dos Apóstolos, receberam a plenitude do sacramento da ordem”.

Apesar disso, em caso de necessidade o padre pode ministrar a crisma, mas em última necessidade. 

Tudo isso que falamos é muito bonito, muito santo, mas não é mágico nem automático! Se o crismando não se empenhar, não vigiar e orar, de nada vai lhe valer essa força toda, essa Unção toda recebida no Crisma. É preciso sermos sempre dóceis à Palavra de Deus, sempre prontos para a oração e a meditação, sempre resolvidos a mudar de vida e de rumo quando vemos que erramos o caminho. 

Como diz Santo Tomás de Aquino, “É melhor andar mancando no caminho certo do que correr no caminho errado. Se estivermos no caminho certo, mesmo andando devagar, um dia chegaremos ao objetivo”.

PERGUNTAS PARA OS GRUPOS:

1 – Como você está se preparando para o seu crisma?

2- Na sua opinião, por que muitos crismados abandonam a religião católica, ou mesmo deixam de praticar a fé?

3 – O que você pretende fazer para não abandonar a Igreja?


AOS QUE SEGUEM ESTE CURSO:

A segunda parte você encontra na página de DOUTRINA CATÓLICA deste blog ou no curso de crisma mais extenso, do nosso site Curso de Crisma- Ev. e Catequese
teofiloapdo45@gmail.com

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