CURSO DE CRISMA- 1ª parte

                        
                         
A primeira parte deste curso terá 5 lições.

  
     Tudo começou com a vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e todos os que seguiam “O Caminho”, como era chamado o seguimento de Jesus.
Nos Atos capítulo 2, vemos que o Espírito Santo desceu sobre os que estavam reunidos numa casa (os Apóstolos e algumas mulheres, com Maria e os parentes de Jesus, segundo Atos 1,13-14). Um vento impetuoso tomou conta do lugar. Esse “vento” é devido aos dois sentidos da palavra “Ruah”, em hebraico e “pneuma” em grego, que significam tanto sopro como espírito. De fato, a isso alude João 3,8: 

 “O vento sopra onde quer e ouves o seu ruido, mas não sabes de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito”. Ao falar isso, João usou a mesma palavra quando disse “vento” e “espírito”.
  
     A consequência imediata da força do Espírito Santo descido sobre os Apóstolos foi a união das pessoas, todas de nacionalidades diferentes, que ouviam os Apóstolos falarem cada um em sua própria língua, como acontece hoje em dia na ONU e nas assembleias internacionais: o fulano fala em japonês, por exemplo, mas cada um ouve, pelo fone de ouvido, a tradução em sua própria língua. Isso é o contrário do que em Babel, em que ninguém entendia ninguém (Gn 11,1-9), mostrando que o Espírito Santo une o que a ambição, o orgulho e o pecado desuniram.


     Devemos perceber que o Espírito Santo, nesse trecho visto, não desceu em todos indiscriminadamente, mas só nos Apóstolos. Cada um teve primeiro que aderir a Cristo pelo Batismo, para só então receber o Espírito Santo. Veja Atos 2,37b-38:
  
“Irmãos, o que devemos fazer?” - Respondeu-lhes Pedro:””Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis os dons do Espírito Santo”. 

     Esse trecho faz parte de um dos discursos de Pedro chamados de Querigma, ou seja, o “conteúdo da pregação apostólica primitiva, cuja mensagem principal era a morte e a ressurreição de Jesus Cristo (Atos 2,24) e sua exaltação (Atos 2,33.36), seguida de pormenores sobre sua missão, anunciada por São João Batista (Atos 10, 37; Atos 13,24), preparada por seu ensinamento e seus milagres (Atos 2,22;Atos 10,38), concluída pelas aparições do Ressuscitado (Atos 10,40.41;atos 13,31), e pela efusão do Espírito” (Atos 2,33; Atos 5,32).
  

Os discursos de Pedro como querigma são cinco: Atos 2,14-39; - Atos 3,12-26; - Atos 4,9-12 - Atos 5,29-32 - Atos 10,34-43.
  
    A partir da vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos, o anúncio da Salvação trazida por Jesus Cristo é efetuada. Os Apóstolos se fortaleceram e se encheram de coragem. Com exceção de São João, todos foram martirizados. De simples pescadores, se transformaram em santos mártires pelo amor a esse Jesus que seguiram desde os três anos de vida pública, até o dia em que foram martirizados.
  
    Como vimos acima, para receber o Espírito Santo é preciso arrepender-se dos pecados e ser batizado. Diz o catecismo católico no nº 1287:

  
   “Os que então creram na pregação apostólica e que ser fizeram batizar, também receberam o dom do Espírito Santo


    Para confirmar isto, lemos em Atos 8,16-17:
  

“Pois não tinha descido ainda sobre nenhum deles (o Espírito Santo), mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então começaram a impor-lhes as mãos, e eles recebiam o Espírito Santo. “
  
      Vejam que nesse mesmo trecho conta-se a história de um tal Simão que ofereceu dinheiro aos Apóstolos:


“Dai também a mim este poder, para que receba o Espírito Santo todo aquele a quem eu impuser as mãos.”.

S. Pedro o repreendeu e ele se arrependeu, pedindo perdão do que falara.

         Isso é importante para dar-nos essa segurança de que os ministros “oficiais”, digamos assim, do Sacramento do Crisma, que são os bispos e no impedimento destes, os padres, quando impõem as mãos pedindo o Espírito Santo àquela pessoa, fazem o mesmo que os Apóstolos faziam, e isso é como uma corrente que continua até hoje, a que chamamos “sucessão apostólica”. Não é qualquer pessoa que pode ministrar a Crisma, embora também seja certo de que o Espírito Santo é livre e pode vir a quem ele bem entender, com ou sem os bispos, ou mesmo sem ministro algum.

     
         Isto nos é revelado pelo próprio Jesus, quando falou em  Lucas 11,13: “Pois vós, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

 Digamos que os não católicos podem, também receber o Espírito Santo, desde que o peçam. Todos recebemos essa Terceira Pessoa de Deus pelo Batismo.

PERGUNTAS PARA A REUNIÃO EM GRUPOS:



1 – Por que é preciso o arrependimento dos pecados para receber o Espírito Santo? (Dicas para a resposta: Apocalipse 21.27; Gálatas 5,21; Romanos 8,5-9).

2 – Você já sentiu a força da oração mudar alguma coisa em sua vida, pelo menos naqueles momentos? Conte!


3 – O que você espera do sacramento da Crisma?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01