PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO

 03/11/2022


(cf. Carta Encíclica de São João Paulo II “Dominum et Vivificantem”, páginas 336-338)

O pecado contra o Espírito Santo vem mencionado em São Mateus, São Marcos e São Lucas.

São Mateus: “Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. E àquele que falar contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, a quem falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no futuro”. (Mateus 12, 31 ss).

São Marcos: “Aos filhos dos homens serão perdoados todos os pecados e todas as blasfêmias que proferirem; todavia, quem blasfemar contra o Espírito Santo, jamais terá perdão, mas será réu de pecado eterno”. (Marcos 3,28 ss).

São Lucas: “E a todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem, perdoar-se-á; mas a quem tiver blasfemado contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado”. (Lucas 12,10).

Diz São João Paulo II, em sua encíclica mencionada acima, que essa “blasfêmia” não se trata propriamente em ofender o Espírito Santo com palavras, mas sim, em recusar-se de aceitar a salvação que Deus oferece ao homem, mediante o mesmo Espírito Santo agindo em virtude do sacrifício da cruz.

Em palavras simples, o pecado contra o Espírito Santo consiste em não se pedir perdão a Deus. Uma das causas é o fato da pessoa não se deixar convencer quanto ao pecado, ou seja, achar que não tem pecado, não descobrir os pecados de sua vida. Achando que não tem pecado, nunca vai pedir perdão e desse modo não vai poder ser perdoado. Esse “convencer-se do pecado” é um dom que podemos pedir ao Espírito Santo.

Outro motivo é quando a pessoa se acha tão indigna e por isso acha também que Deus nunca a perdoará.

Outro motivo é também quando a pessoa acha que Deus não tem o poder de perdoar os pecados que ela tem.

Diz, pois, São João Paulo II nessa encíclica “Dominum et Vivificantem”, à página 337: “A ‘blasfêmia contra o Espírito Santo’ consiste exatamente na recusa radical de aceitar esta remissão,(grifo dele) de que ele é o dispensador íntimo e que pressupõe a conversão verdadeira, por ele operada na consciência (...) esta ‘não remissão’ está , como à sua causa, à ‘não-penitência’, isto é, à recusa radical a converter-se”.

Todo e qualquer pecado tem perdão, se confiarmos na misericórdia divina e se nos comprometermos a não mais pecar. Mas mesmo assim, caso pecarmos por fraqueza ou por qualquer outro motivo, nunca desanimemos em pedir perdão e a força para não mais pecarmos.

Atendi certa vez a um homem muito doente que não quis se confessar porque dizia não ter pecados. Eu não consegui convencê-lo e ele faleceu uma semana depois. Nunca me esqueci disso. Aliás, até me arrepia. Queira Deus que ele tenha se conscientizado antes de falecer...

Não há nenhum motivo para que Deus não nos perdoe. Somos fracos e precisamos confiar em sua misericórdia. Precisamos pedir-lhe forças!

Há também um caso de que gosto muito: um homem ia cometer suicídio e, para que ninguém ouvisse o tiro, ligou o rádio. Estava tocando a música do Raul Seixas: “Tente outra vez”. Ele começou a prestar atenção à letra e não cometeu suicídio.

O caminho é justamente esse: “Tentar outra vez”. Um amigo meu, chamado Luiz, sempre me dizia que ia mandar colocar no meu túmulo um epitáfio: “Aqui jaz um homem que nunca desistiu”. Isso por eu tanto falar sobre esse assunto. Coitadinho dele, faleceu jovem ainda de Covid. Mas eu gostaria, se pudesse, de colocar esse mesmo epitáfio em sua lápide, pois ele também foi um homem íntegro, “que nunca desistiu”.

Enxuguemos nossas lágrimas, sacudamos a poeira e “demos a volta por cima”, pois Deus é amor e nos ama infinitamente. Deus nos quer todos no paraíso e por isso sempre está pronto a nos perdoar, infinitamente. Nunca desanimemos. Se não soubermos o que falar para Deus, simplesmente falemos 3.000 vezes por dia: “Senhor Jesus, perdoai-me e ajudai-me a recomeçar!”

E para quem não conhece, aí vai a música do Raul Seixas que evitou aquele suicídio:

Tente outra vez

Canção de Raul Seixas

LetrasOuvirVídeos

Veja

Não diga que a canção está perdida

Tenha em fé em Deus, tenha fé na vida

Tente outra vez

Beba (beba)

Pois a água viva ainda 'tá na fonte (tente outra vez)

Você tem dois pés para cruzar a ponte

Nada acabou, não não não

Oh oh oh oh tente

Levante sua mão sedenta e recomece a andar

Não pense que a cabeça aguenta se você parar

Não não não não não não

Há uma voz que canta, uma voz que dança

Uma voz que gira (gira)

Bailando no ar

Oh queira

Basta ser sincero e desejar profundo

Você será capaz de sacudir o mundo, vai

Tente outra vez

Tente (tente)

E não diga que a vitória está perdida

Se é de batalhas que se vive a vida

Tente outra vez

Fonte: LyricFind

Compositores: Marcelo Ramos Motta / Paulo Coelho De Souza / Raul Santos Seixas

Letra de Tente outra vez © Som Livre, Warner Chappell Music, Inc

(Teófilo Aparecido de Jesus). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01