BÊNÇÃO DO ANO NOVO



Números 6,22-27 - Lucas 2,16-21

Meu irmão, minha irmã,  começamos o novo ano celebrando a solenidade de Maria Mãe de Deus(...) A primeira leitura é a bênção do Senhor para todo o ano. (...)

Podemos falar em três passos. O primeiro passo é a bênção do Antigo Testamento pronunciada pelos sacerdotes. Muito bela, e ainda vale para hoje: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti sua face e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz”. 

No Antigo Testamento essa bênção era feita em nome de Deus. Os israelitas tinham tanta veneração pelo nome de Deus que sequer ousavam pronunciá-lo, e o substituíam por outros nomes, como por exemplo, “Senhor”. 

O segundo passo está no evangelho que nós acabamos de ouvir. Hoje temos um outro nome para indicar Deus, que é Jesus. Mas não se trata só de um nome. É uma pessoa, que nos transmite uma bênção infinitamente maior, que nos é comunicada não com o nome, mas com a própria presença do Filho de Deus. É uma mudança enorme! Em vez de termos um nome, temos uma pessoa que está no meio de nós, que realmente é para nós o rosto de Deus voltado para nós.

Os votos que se faziam no Antigo Testamento: “O Senhor volte para ti sua face, se compadeça de ti, o Senhor volte para ti o seu rosto, te dê a paz”, era um pouco vazio, pois o rosto do Senhor permanecia velado, oculto. Em Jesus temos verdadeiramente a face de Deus revelada para nós. Jesus é a imagem visível do Deus invisível. E agora podemos contemplar o rosto de Deus: “Quem me vê, vê o Pai”. Em Jesus nos é revelado não somente o nome que exprime a bondade e a fidelidade de Deus, mas é revelado o rosto visível do Deus invisível, o rosto humano de uma pessoa divina que viveu e que ainda vive conosco. 

“O Senhor faça brilhar sobre ti sua face”. Temos a graça de poder contemplar, graças a Maria, o Filho de Deus, de tê-lo conosco, “Emanuel”. Podemos louvar e glorificar a Deus como os pastores que voltavam com um canto de agradecimento. 

A presença de Deus conosco provoque em nós a grandíssima gratidão e confiança para este ano que começamos em companhia de Jesus. 

Mas devemos dar um terceiro passo. Nós não temos somente Jesus conosco, mas dentro de nós. Ou seja: Deus está em nós por meio do Espírito Santo. Essa é a bênção mais importante, mais profunda: Maria nos dá a companhia de Jesus, coloca Jesus perto de nós, mas Jesus se dá a nós de maneira muito mais profunda e mais íntima ainda, dando-nos o Espírito Santo. 

A vinda do Espírito era necessária para esse dom do Espírito. Era necessário que o Filho de Deus se revelasse, se sacrificasse por nós, ele, nascido de mulher, nascido sob a lei, veio para resgatar os que estavam sujeitos à lei, e para que todos nós recebêssemos a filiação adotiva. O Espírito do Filho vem até nós e nos transforma, colocando-nos na mesma relação do Filho. Assim, “já não és escravo, mas filho”. É o grito de exultação de Paulo. E se és filho, és também herdeiro, tudo isso por graça de Deus. 

Começamos o ano novo com esse senso de riqueza: somos filhos de Deus por vontade de Deus. Deus teve a imensa bondade de nos adotar como filhos e assim sabemos que a bênção de Deus é algo muito concreto e profundo, não somente um nome, mas uma Pessoa, uma vida divina dentro de nós. 

DOM JÚLIO ENDI AKAMINE, Arcebispo de Sorocaba SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01