DISCORDÂNCIAS ENTRE RELIGIÕES

DISCORDÂNCIAS ENTRE RELIGIÕES


"João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos. 39.Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40.Pois quem não é contra nós, é a nosso favor." -

PARA SABER 

Há no mundo muitas religiões que se dizem cristãs. As mais antigas saíram do catolicismo em 1517, quando o monge agostiniano Martinho Lutero revoltou-se contra a Igreja Católica e fundou o Luteranismo. As demais que existem atualmente saíram dessas anticatólicas mais antigas. Outras se dizem cristãs mas na verdade não são, porque não acreditam que Jesus é Deus. Entre elas, lembro os Testemunhas de Jeová e os Mórmons. São chamadas religiões “pseudocristãs” (=que parecem mas não são). Elas não aceitam muitas coisas em que acreditamos. Vamos ver algumas dessas coisas e defender nossa opinião. 

Só quero lembrar que todos podem se salvar, mesmo em outras religiões, desde que sejam sinceros em sua fé e não pequem ou, se pecarem, peçam perdão a Deus de todos os seus pecados. É o que Jesus disse no trecho que lemos no começo. 

1- COM RELAÇÃO ÀS IMAGENS 

Nós, católicos, não adoramos imagens, como nos acusam os não católicos. As imagens são usadas para nos lembrarmos melhor dos santos, de Nossa Senhora, de Jesus Cristo. É como se fosse uma fotografia de um parente falecido, ou a estátua de algum herói da pátria que encontramos nos monumentos. Deus proibiu que se fizesse escultura do que existe na terra, e isso inclui qualquer coisa. A estampa de flores nos vestidos, por exemplo, ou as fotografias, tudo isso seria proibido, se fôssemos seguir à risca o mandamento de Deus dado a Moisés (veja Êxodo 20,4). 

Na verdade, o que Deus queria é que ninguém adorasse as imagens como se fossem deuses. Tanto é verdade isso, que ele permitiu e até mandou que elas fossem feitas. Por exemplo em Números 21,7-10, a serpente de bronze hasteada num mastro, mencionada depois por Jesus em João 3,14-15, que não condenou esse fato, mas até o mostrou como símbolo de sua morte na cruz. Também em Êxodo 25,18, em que Moisés faz dois querubins (anjos) de ouro para enfeitar a Arca dos mandamentos, também mencionada em Hebreus 9,3-5 e outros trechos. Essa Arca da Aliança, onde estavam as tábuas dos dez mandamentos era considerada sagrada, até mais do que a própria imagem de N. Sra. Aparecida! 

2- COM RELAÇÃO AOS IRMÃOS DE JESUS 

Nossa Senhora não teve outros filhos. Só Jesus. O trecho bíblico que comprova fortemente isso é João 19, 26-27:"26.Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa." - Bíblia Católica Online. Jesus pediu que São João tomasse conta de sua mãe justamente porque não tinha irmãos. Se Maria tivesse outros filhos, estes teriam forçosamente que tomar conta dela, pois era uma exigência da lei dos judeus. 

Os “irmãos” de Jesus, de que fala a Bíblia, na verdade são primos dele. Na língua grega havia a palavra primo, mas não na hebraica ou na aramaica. Entretanto, apenas uma vez, na bíblia toda, aparece a palavra primo, em Colossenses 4,10, “Anépsios”. Nas demais vezes, a palavra usada é “adelphos”, irmão. Pode procurar na bíblia toda e você não vai encontrar a palavra “primo”, a não ser nessa citação. Geralmente eles usam a palavra “irmão” para todos os tipos de parentesco próximo. Veja por exemplo em Gênesis 13,8; 14,14; 12,4-5. Nesta última citação, Abraão chama de irmão o filho de Lot, que na verdade é seu sobrinho. Nas citações anteriores, ele também chama de irmão. Gênesis 29,13; Levítico 10, 1.4. Veja também em Crônicas 23,22; Tobias 8,9, em que Tobias chama de irmã sua prima segunda (Raguel, pai dela, era primo de Tobias, o velho, como se vê em Tobias 7,2). 

Em Mateus 13,55-56 e Marcos 6,3, vemos que os chamados irmãos de Jesus são Tiago, José, Simão e Judas. Ora, nenhum deles é filho de José. Seus pais, que constam na Bíblia, são Cléofas, Alfeu e Zebedeu. 

3-SOBRE O PURGATÓRIO 

Purgatório é um lugar de purificação para quem escolheu, durante esta vida, ir para o céu, mas morreu sem a pureza suficiente para entrar lá. O Purgatório pode começar, de certo modo, aqui na terra, quando a pessoa faz penitência pelos seus pecados, resiste com paciência suas doenças etc. Vamos ver alguns trechos da Bíblia que falam sobre isso. Apocalipse 21,27: é necessária uma purificação para entrar no paraíso. Mateus 5,25-26 fala de um lugar passageiro, onde nos purificamos. Em Mateus 12,32 vemos um trecho muito esclarecedor: há pecados que são perdoados neste mundo e também no outro, ou seja, no Purgatório. 

Outro trecho muito esclarecedor, mas meio difícil de entender à primeira vista é 1ª Coríntios 3,11-16. Nele, S. Paulo diz que alguns constroem sobre Cristo, mas de modo imperfeito: “Aquele cuja obra for queimada perderá a recompensa. Ele mesmo, entretanto, será salvo, mas como que através do fogo”. 

4- SOBRE A ORAÇÃO PELOS MORTOS 

Elas podem, sim, serem feitas. Se prestarmos atenção veremos que o próprio Jesus rezou pelos mortos. Duvida? Então leia João 11,32-44; Lucas 7,11-15; Marcos 5,35-43! Nesses textos, Jesus ora ao Pai e em seguida ressuscita Lázaro, a menina e o filho da viúva de Naim. Em Atos 20,7-12 e cap. 9,36-41, tanto S. Paulo como S. Pedro também oram por duas pessoas mortas, que ressuscitam. 

Veja bem: quando Jesus ou os dois apóstolos acima ressuscitaram essas pessoas, elas estavam mortas e eles, assim, estavam rezando pelos mortos! Se elas ressuscitaram, ganharam uma segunda chance de se salvarem. Se isso foi possível a eles, por que não a todos nós? Deus não faz acepção de pessoas (Deuteronômio 10,17, Lucas 20,21; Romanos 2,11; Efésios 6,9 etc.). Por esses motivos, nós também podemos rezar pelas pessoas falecidas, pedindo a Deus que as perdoe dos pecados cometidos. 

Esse pedido de perdão pelos pecados cometidos por pessoas falecidas pode ser visto no livro de 1º Macabeus 12,42-45 e, de certa forma, em 1º Samuel 31,11-13, em que os habitantes de Jabes jejuaram por 7 dias por Saul e os seus filhos, mortos em combate, assim como em 2º Samuel 1,12; cap. 3,35. Jejuaram por que, se não acreditavam que isso poderia ajudar na salvação dessas pessoas? Também vemos em Gênesis 50,10, que “José celebrou por seu pai (falecido) um luto de sete dias”. Veja também Judite 16,24 e Eclesiástico 22,12; 7,37; Tobias 4,18. Infelizmente os livros dos Macabeus, Tobias e Eclesiástico foram tiradas da Bíblia usada pelos não católicos. 

5-OUTRAS DIVERGÊNCIAS 

Procure estas citações em sua Bíblia. Se tiver dúvidas, pergunte ao (à) catequista ou ao padre: 

SOBRE A CONFISSÃO: Tiago 5,14-16; João 20,22-23; Números 5,6-7; Eclesiástico 4,31; Esdras 9,5-7; Provérbios 28,13; Mateus 3,6; Atos 19, 18; 1ª João 1,9; Mateus 18,18. 

SOBRE A EUCARISTIA: Todo o capítulo 6 de João, Mateus 26,26-27 (Marcos 14,22-24 e Lucas 22,19-20). O mais completo e bem claro é 1ªCoríntios 11,23-29 

SOBRE A UNÇÃO DOS ENFERMOS: Tiago 5,14-16; Marcos 6,12-13 

SOBRE A ORDENAÇÃO SACERDOTAL: Lucas 22,19; João 20,22-23; Atos 6,6; 13,3; 24,22; 1ª Timóteo 4,14; 2ª Timóteo 1,6; Tito 1,5. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01