COMODATO DIVINO

 


COMODATO DIVINO 

Um comodato é algo que alguém empresta para outra pessoa com determinado prazo para devolução. Para que se caracterize como comodato, essa transação deve ser feita de modo gratuito.

Pois bem: pensando com meus botões num dia destes, vi-me diante da realidade de que minha vida, meus bens, o mundo em que vivo é um comodato que Deus fez comigo. Vou ter que deixar tudo isso e devolvê-lo algum dia.

O que se espera da pessoa que está usufruindo do comodato? Uma das coisas é que zele pelo bem que usa e o devolva como o recebeu, ou com algumas melhorias.

Vendo o mundo ao meu redor, encho-me de tristeza, pois não é bem isso que estamos fazendo com o mundo. Vamos entregá-lo sujo, devastado, desarborizado, poluído, desarmonizado.

Você pode me replicar: ”Eu não tenho poder sobre o que os outros fazem”. Concordo. Entretanto, há uma parte deste mundo que foi-nos dada como comodato. Está incluída, nessa parte, a nossa vida. Como vou devolvê-la a Deus na hora de minha morte? (Para mim vai ser logo, pois já sou idoso). Ainda temos tempo de fazer uma reforma em nós mesmos, por meio de uma boa e sincera confissão, a busca da comunhão frequente, a oração diária um pouco mais longa, se ainda a fazemos curtinha e do modo que São João Maria Vianney criticava com palavras semelhantes a estas: “Nós, ao invés (ele acabara de falar dos santos que rezavam de modo perfeito), quantas vezes entramos na igreja sem saber o que iremos pedir. E, no entanto, sempre que vamos ter com alguém, sabemos perfeitamente o motivo por que vamos. Há até mesmo pessoas que parecem falar com Deus deste modo: ‘Só tenho duas palavras para vos dizer e logo ficar livre de vós…’. Muitas vezes penso nisto: quando vamos adorar a Deus, podemos alcançar tudo o que desejamos, se o pedirmos com fé viva e coração puro” (Tirado da segunda leitura do Ofício das Leituras referente ao dia 04 de agosto, dia em que se comemora esse santo).

E eu acrescento: se cuidarmos melhor de nosso mundo e de nossa vida, Deus vai nos ajudar de modo incrível e profundo!

14/10/2024 - Teófilo Aparecido de Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ORAÇÃO A MARIA- PE.JOÃO SANTUCCI

INFORMAÇÃO SOBRE O BLOG