Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2022

JESUS E ZAQUEU (Lc 19,1-10)

sábado, 26 de novembro de 2011 Gosto muito de aplicar a história de Zaqueu em nossa própria vida. Zaqueu, o pecador (publicano, chefe dos cobradores de impostos, o que equivalia a dizer “Chefe dos ladrões”), e muito rico. Ele ouvira dizer que Jesus estava passando por ali e se interessou em conhecê-lo, mas não queria se comprometer com o que ele ensinava. Quantas vezes fazemos isso! Falamos de Jesus, ouvimos o que ele disse, mas permanecemos de longe, sem nos comprometer! Muitas vezes chegamos até a discutir o Jesus Histórico, passagens da bíblia, mas não levantamos um só dedo para praticar tudo isso. A multidão era grande e ele era muito pequeno. Não via nada. Então, resolveu subir numa figueira, para ver Jesus, sem ser visto por Ele. . As figueiras da Palestina são árvores frondosas, altas, mas não são encopadas, ou seja, os galhos são revestidos de folhas esparsas, que permite a alguém que nela suba ver tudo, apesar de não ficar muito à vista de quem ele estiver vendo .

O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTOS

Imagem
                                     1-O ANTIGO TESTAMENTO Temos vários relatos resumidos da história do povo de Deus na bíblia. Um deles é o trecho dos Atos dos Apóstolos, capítulo 7, versículo 2 até o versículo 47. Outro trecho, um pouco maior, você encontra no livro da Eclesiástico, do capítulo 44 até o 50. Ali são comentados todos os fatos bíblicos, erros e acertos. Em rápidas pinceladas, podemos dizer que o povo de Deus teve início com Abraão, que foi o primeiro a acreditar no Deus único e invisível, ainda quando estava em UR, na caldéia. Os demais vizinhos dele acreditavam em deuses falsos, feitos por mãos humanas, representados em diversos tipos de estatuetas. Isso foi mais ou menos no ano 1850 antes de Cristo (AC). Deus fez com ele uma aliança, cujo sinal era a circuncisão, que marcava quem era do povo de Deus. Jesus a substituiu pelo Batismo, como você pode ler em Romanos cap. 2 vers. 29 e Colossenses, cap. 2, vers.11-12. O herdeiro de Abraão foi Isac. Isac, por sua vez, teve