AFINAL, O QUE O PAPA FALOU?

OPINIÃO DO PADRE WAGNER LOPES RUIVO

(De Sorocaba SP)

Apenas explicitando... A legenda em inglês, tendenciosa, não está de acordo com o que o Santo Padre disse em espanhol! Bastou uma pequena fala para a imprensa mundial noticiar: "Papa abençoa união gay". Mas o que realmente foi dito? Vejamos: 

"Os homossexuais têm o direito de ESTAR em uma família, são filhos de Deus, possuem direito a uma família. Não se pode EXPULSAR ninguém de uma família, nem tornar sua vida impossível por isso. O que temos que fazer é uma lei de CONVIVÊNCIA civil, eles têm direito a estarem legalmente protegidos. Eu defendi isso". 

Não se trata, portanto, de equiparar a união homossexual ao casamento e tampouco, o Pontífice chamou tais uniões de novos modelos de família. Aliás ele escreveu na AMORIS LAETITIA que nem remotamente a união homossexual se equipara ao projeto de Deus que é a família oriunda do Sacramento do Matrimônio. 

Neste documentário não usou o termo "família " para a união homossexual, mas disse que nenhuma família deveria expulsar um homossexual e, como dizia D. Henrique Soares, se pagam impostos, são cidadãos, devem sim, ter seus direitos garantidos. 

Agora, doutrina é outra coisa. Se quer ser católico, deve aderir à moral cristã e largar a prática homossexual como está previsto no Catecismo da Igreja Católica. 

Não olvidemos, porém, de que a dignidade humana é inviolável, independentemente de seu credo, nível social ou orientação sexual. 

Como dizia uma filósofa: "posso não concordar com nada do que dizes, mas defenderei até a morte o direito que tens de dize-lo!" Respeitar nem sempre é concordar! Mas não está correto execrar uma pessoa ou descarta-la por causa de seu credo, etnia ou orientação sexual.


Pe. Wagner Lopes Ruivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01