N.SRA. DE FÁTIMA


Quando puder, veja o filme sobre as aparições neste link: https://www.youtube.com/watch?v=PE__y3nNMSg

Aos 13 de maio de 1917 a Virgem Maria apareceu a três pastorinhos numa pequena aldeia (vila) de Portugal, chamada Fátima. Era um domingo. Tinham sido bem educados pelas famílias na religião católica e nos bons costumes, apesar de serem pobres e analfabetos. Maria lhes apareceu ao meio-dia sobre uma arvorezinha de azinheira, mãos postas ao peito, donde pendia um rosário. Estava com aparência triste. Disse às crianças que não lhes ia fazer mal algum. 

Santa Jacinta, Lúcia e São Francisco Marto

Maria apareceu às crianças por seis vezes, sempre nos dias 13, com exceção de agosto, que foi no dia 15, em que se comemora a Assunção. No dia 13 os pastorinhos estavam presos. As autoridades queriam saber quais segredos a Virgem lhes tinha revelado. Os que estavam no local das aparições no dia 13 testemunharam que ouviram trovões, viram a nuvenzinha sobre a azinheira, que logo sumiu. 

Lúcia era a mais velha e tinha 10 anos. Francisco tinha 9 anos e Jacinta, 7 anos. Lúcia, mais tarde, disse que vira “uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente”.

A mensagem de Nossa Senhora, segundo Dom Servílio Conti, IMC, em seu livro "O Santo do Dia", pode ser resumida nas seguintes palavras:

1- Maria sente-se preocupada com o crescer do mal, dos pecados da sociedade, sobretudo da imoralidade e da indiferença religiosa que levam tantos pecadores ao inferno e são causa de tantos males sociais, inclusive as guerras e as perseguições. 

2- Maria pede nossa colaboração para a paz do mundo (era o tempo da Primeira Guerra Mundial) e para a conversão dos pecadores. Para isso, pede:

-nossa conversão autêntica de nossa vida a Cristo

-oração fervorosa como poderoso meio de obter o perdão de Deus e sobretudo recomenta a oração do terço todos os dias, possivelmente nas famílias.

-sugere a atualmente muito usada jaculatória: "Ó bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei precisamente as que mais precisarem de vossa misericórdia".

-penitência, mortificação e sacrifícios para a conversão dos pecadores e para a paz do mundo. 

-consagração de cada um de nós e da própria sociedade ao seu Coração Imaculado, aconselhando a comunhão reparadora todos os primeiros sábados de cada mês. 

Na última aparição, a 13 de outubro, houve o milagre do sol. Havia de 50 a 70 mil peregrinos sob uma chuva intensa. Maria pediu que se rezasse o terço todos os dias, disse que a guerra iria acabar, e que, a respeito do pedido de curas, alguns iriam se curar mas outros não. Maria disse que “Uns sim, outros não. É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados. Não ofendam mais a Deus Nosso Senhor que já está muito ofendido”.

O milagre do sol pôde ser visto num raio de 40 km. Durou cerca de 10 minutos. As roupas encharcadas das pessoas secaram completamente. O impressionante do milagre do sol, além dos giros de espantosa velocidade que ele fazia, foi quando ele se precipitou em ziguezague em direção à multidão, parecendo que ia queimar a todos, mas no instante seguinte voltou à sua posição normal. 

Lúcia nasceu a 28/02/1907 e faleceu a 13/02/2005.

Jacinta nasceu a 5/03/1910 e faleceu a 20/02/1920. Canonizada a 13/05/2017

Francisco nasceu a 11/06/1908 e faleceu a 4/04/1919. Canonizado a 13/05/2017

Eles fizeram muita penitência, a pedido de Maria, apesar da pouca idade. Francisco chegou até mesmo a usar uma corda com nós na cintura, penitência essa revelada depois por Lúcia em seus relatos das aparições (o PDF pode ser encontrado na internet, aqui: Memórias da Irmã Lúcia - PDF

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01