OS VÁRIOS TÍTULOS DE MARIA



20/11/18 

É comum ouvirmos, no final dos terços nas igrejas ou em outros lugares em que o estão rezando, a pessoa que está coordenando dizer:”N.Sra. Aparecida, rogai por nós. N. Sra. de Fátima... N.Sra. de Lourdes...” etc. Isso é algo desconfortável,
pois Maria é uma só. Não se deve fazer isso. Acho que a melhor invocação é a que N. Sra. mesma ensinou nas aparições a Santa Catarina Labouré: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. Se foi Maria quem a ensinou, por que não utilizá-la, ao invés de repetir várias vezes títulos diferentes da mesma pessoa?

Você pode me dizer: “E a ladainha”? Eu lhe respondo: na ladainha ocorre algo diferente. Nós estamos conscientes de que é a mesma N. Sra. mas invocamos todas os atributos dela, e as invocações são baseadas nesses atributos. Ou seja: na ladainha não pedimos a N. Sra. Aparecida, N. Sra. de Fátima etc., mas lembramos as suas virtudes e valores: Mãe puríssima, Mãe castíssima, Torre de Marfim, Arca da Aliança... Perceba como isso é diferente.
  
Quanto aos seus vários títulos, é compreensível e não há problema. Aliás, eu tive a ideia de escrever este artigo hoje, quando recebi no ruatizape uma conversa interessante sobre os títulos de Maria. Vejam: 

“Uma ótima resposta quando criticam os católicos por causa de Nossa Senhora.
  
Uma jovem estava na porta do elevador aguardando, quando apareceu a sua vizinha de porta. Cumprimentaram-se e, puxando conversa, a jovem falou: Estou indo rezar o terço de Nossa Senhora.
  
Para seu espanto, ouviu a vizinha perguntar-lhe:
  
- De qual delas? Vocês inventaram tantas...
  
A jovem engoliu a seco a zombaria, ofereceu aquele momento desagradável a Deus, e começou a falar-lhe:

- Você tem seu nome, mas como é que sua filha chama você?

Antes que ela respondesse a jovem continuou:

- Chama você de 'mamãe'. E a sua neta a chama de 'vovó'. Seu marido chama você de 'meu bem' ou, quem sabe, de algum apelido carinhoso. Para mim, você é a minha 'vizinha'. Para o zelador do prédio, a 'moradora do 602'. Sua mãe chamava você de 'minha filha querida' ... 

O elevador chegou, elas desceram juntas e a jovem ainda lembrou-a do médico que a chamava de minha 'paciente', do feirante que a chamava de 'freguesa', do comerciante que a chamava de 'cliente' e etc.

 A vizinha estava visivelmente aborrecida com a lição. Quando ia afastar-se ainda ouviu:

- Se você vizinha, tem tantos títulos, imagine aquela que é a Mãe de Jesus, a rainha do Universo?!”.


Pode chamar Maria do título que você mais gosta, mas não repita esses títulos quando for pedir que ela “rogue por nós”, a não ser na ladainha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

C.R. - 17 - NOSSA FÉ CATÓLICA

O ANJO DA GUARDA NOS GUARDA?

SÃO JOÃO EM VÍDEOS-01