Reedição do Bloguinho Catequético e O Cristão Católico. Evangelho e catequese para toda a família.
CRISMA- 6- O QUE É DIÁLOGO
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
a) Para ler: João 8, 1 - 11 e João 4, 7 - 30. 39 - 42
b) Para conversar
1. Qual foi o método usado por Jesus para expor suas ideias nos dois trechos acima?
2. Qual é a diferença entre obedecer por medo ou por amor?
3. Por que uma palestra de que você pode participar é mais interessante da que pode somente ouvir?
c) Para saber
Quando só uma pessoa fala e outras escutam, isso é monólogo. Quando duas ou mais pessoas trocam ideias de igual para igual, isso é diálogo. Graças ao diálogo, Jesus conseguiu mostrar àqueles judeus que perdoassem a mulher adúltera. No caso da samaritana, pelo diálogo Jesus mostrou-lhe que ele era o Messias, aquele que tanto esperavam.
No diálogo não se trata de impor a razão do mais forte (isso seria monólogo), mas trocar ideias sobre o que é realmente verdadeiro ou falso na questão discutida. No caso da família, há dois modos de se obedecer: por amor ou por medo. Quando os pais conversam com os filhos e lhes mostram que devem seguir suas orientações por este ou aquele motivo. e ouvem as razões e as explicações dos filhos, há uma espécie de acordo entre eles, e os filhos passam a obedecer porque viram que é o melhor caminho.
Esses pais que sabem dialogar, conversar com os filhos, não precisam se preocupar mais, pois sabem que os filhos vão seguir o bom caminho. Quando os filhos obedecem por medo, logo que estiverem longe do alcance dos pais, vão cair no erro e desobedecê-los.
Saber dialogar, antes de tudo, é reconhecer possíveis erros nas próprias opiniões e ter a humildade de voltar atrás e recomeçar do modo correto. Isso é algo muito difícil e é por esse motivo que há tantas coisas erradas: ou as pessoas não reconhecem que erraram, ou não têm humildade suficiente para assumirem uma direção mais acertada.
Numa palestra-monólogo, o palestrista fala sozinho e muito dormem. Numa palestra dialogada, todos aproveitam melhor, mas o palestrista terá muitas vezes de refazer suas ideias a respeito de várias coisas com as quais o auditório não concordou. Isso é diálogo. Isso é coragem e desejo de acertar. Isso é cristianismo.
d) Para viver
Coloque em sua cabeça que algumas coisas que você pensa ou segue podem estar erradas ou no mínimo desatualizadas. Procure conversar (= dialogar) com pessoas que estejam mais por dentro do assunto e faça uma revisão de suas convicções.
A samaritana mudou completamente de opinião depois de seu diálogo com Jesus. Talvez você também precise mudar muitos pontos de vista para crescer na santidade e no amor cristão e como pessoa humana.
e) Para fazer
Combine em assistir a algum filme (em suas casas) e depois conversem se houve diálogo ou simples monólogo no trecho assistido e se as pessoas envolvidas nas cenas estavam de acordo com a moral cristã.
f) Para rezar
Senhor Deus, / que em nossas orações sempre deixemos alguns instantes de silêncio / para que ela não se torne um simples monólogo, / mas um diálogo, / em que vós possais falar conosco. / Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
LUCAS CAPÍTULO 18 VEJA O TEXTO EM BÍBLIA CATÓLICA 18 Lucas 18,1-8 - O JUIZ INÍQUO E A VIÚVA IMPORTUNA Jesus compara Deus a um "juiz iníquo" talvez pelo silêncio de Deus diante de nossas dificuldades (MC).
LUCAS - ÍNDICE LUCAS - INTRODUÇÃO LUCAS CAP. 01 LUCAS CAP. 02 LUCAS CAP. 03 LUCAS CAP. 04 LUCAS CAP. 05 LUCAS CAP. 06 LUCAS CAP. 07 LUCAS CAP. 08 LUCAS CAP. 09 LUCAS CAP. 10 LUCAS CAP. 11 LUCAS CAP. 12 LUCAS CAP. 13 LUCAS CAP. 14 LUCAS CAP. 15 LUCAS CAP. 16 LUCAS CAP. 17 LUCAS CAP. 18 LUCAS CAP. 19 LUCAS CAP. 20 LUCAS CAP. 21 LUCAS CAP 22 LUCAS CAP. 23-24
Comentários
Postar um comentário