Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2018

LOUVANDO MARIA-VÍDEO

Cantada em castelhano por Fabby Martinez, muito bonito. Vale a pena ouvir

AMULETOS

Imagem
11/01/18 Há cristãos que correm o mesmo perigo que os hebreus, quando consideraram a Arca da Aliança como um "amuleto" e a esqueceram num canto da batalha. Só se lembraram dela quando estavam perdendo, e aí nada mais podiam fazer: perderam mais de trinta mil homens e a batalha. Veja isso em 1Samuel 4,1-11, primeira leitura de hoje.  Esses cristãos "relacionam sua religiosidade com certos "amuletos", a que dão grande valor: crucifixo na parede, bênção da casa, bênção do carro novo, escapulário...coisas que só têm sentido quando são verdadeiramente "sinais" de uma fé que existe no íntimo e é alimentada pelos sacramentos, pela oração, pela caridade". (Comentário do missal cotidiano sobre 1Samuel 4,1-11, 5ª feira da 1ª semana do tempo comum ano par). Ou seja: se nós quisermos as bênçãos de Deus, temos que nos converter diariamente, rezar, jejuar ou fazer algumas penitências, pedir perdão de nossos pecados e lutar para não mais cometê-

PARÁBOLA DA MÃE DO MÉDICO

Imagem
PARÁBOLA DA MÃE DO MÉDICO

EUCARISTIA E RELÍQUIAS

Imagem
10/01/18 O problema não é de hoje. Li no livro “A Imitação de Cristo”, de Tomás de Kempis, escrito no século 15, uma advertência para os que deixam a Eucaristia abandonada no sacrário de sua igreja para ir visitar e beijar relíquias de santos em outros países e igrejas. Veja o que o livrinho (depois da bíblia é o mais velho e difundido livro de leitura permanente) diz sobre esse assunto no livro quarto, capítulo 1, número 9 (em algumas versões, número 8): 8. Correm muitos a diversos lugares para visitar as relíquias dos santos, e se admiram ouvindo narrar os seus feitos; contemplam os vastos edifícios dos templos e beijam os sagrados ossos, guardados em seda e ouro. E eis que aqui estais presente diante de mim, no altar, vós, meu Deus, Santo dos santos. Criador dos homens e Senhor dos anjos. Em tais visitas, muitas vezes é a curiosidade e a novidade das coisas que move os homens; e diminuto é o fruto de emenda que recolhem, principalmente quando fazem essas peregri